"Ser marxista é, antes de mais nada, ser anticapitalista, ou seja, lutar pela construção de uma sociedade sem classes, que suprima a exploração do homem pelo homem e a propriedade privada dos grandes meios de produção, criando condições para que as relações entre os homens sejam fundadas na solidariedade e não no egoísmo do mercado. Claro, ser marxista não é repetir acriticamente tudo o que Marx disse. Marx morreu há cerca de 120 anos e muita coisa ocorreu desde então. Mas, sem o método que ele nos legou, é impossível compreender o que ocorre no mundo. Ele nos disse que o capital estava criando um mercado mundial, fonte de crises e iniqüidades, e nunca isso foi tão verdadeiro quanto no capitalismo globalizado de hoje. Falou também em fetichismo da mercadoria, na conversão do mercado num ente fantasmagórico que oculta as relações humanas, e nunca isso se manifestou tão intensamente quanto em nossos dias, quando lemos na imprensa barbaridades do tipo 'o mercado ficou nervoso'." (Carlos Nelson Coutinho)

segunda-feira, 23 de abril de 2012

PPL NA TV - 2012




Os stalinistas do MR8 - Movimento Revolucionário 8 de Outubro, eram filiados ao PMDB. Afirmando que a Revolução Brasileira não é socialista, mas sim nacional-democrática, pois a contradição principal não seria capital X trabalho, e sim nação X imperialismo, o MR8 defendia uma ampla aliança com a burguesia nacional, tendo no PMDB, a base dessa aliança. Eram aliados do ex-governador de São Paulo, Orestes Quércia, fazendo inclusive o papel de "tropa de choque" do quercismo nas convenções pemedebistas.

Entretanto em 2008, Quércia se aliou aos demo-tucanos. Então, em dezembro de 2008, o MR8 se desfiliou do PMDB, mas manteve sua posição em favor de uma revolução nacional-democrática. Em 21 de abril de 2009, o MR8 se transformou em partido, fundando o PPL - Partido Pátria Livre.

Portanto o PPL, é o sucessor do MR8. Foi legalizado em 2011 e disputará esse ano, sua primeira eleição. Apesar de afirmar defender o socialismo científico, na verdade o PPL defende o nacionalismo pequeno-burguês, idolatrando o getulismo. Afirma que a ditadura do Estado Novo(1937-1945), foi uma "democracia popular".

Assim como o MR8 apoiava o governo Lula, o PPL apoia o governo Dilma. Defendem a frente nacional liderada por PT e PMDB, assim como o ressurgimento do velho nacional-desenvolvimentismo. Com certeza o PPL é a esquerda que a direita populista gosta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário