"Ser marxista é, antes de mais nada, ser anticapitalista, ou seja, lutar pela construção de uma sociedade sem classes, que suprima a exploração do homem pelo homem e a propriedade privada dos grandes meios de produção, criando condições para que as relações entre os homens sejam fundadas na solidariedade e não no egoísmo do mercado. Claro, ser marxista não é repetir acriticamente tudo o que Marx disse. Marx morreu há cerca de 120 anos e muita coisa ocorreu desde então. Mas, sem o método que ele nos legou, é impossível compreender o que ocorre no mundo. Ele nos disse que o capital estava criando um mercado mundial, fonte de crises e iniqüidades, e nunca isso foi tão verdadeiro quanto no capitalismo globalizado de hoje. Falou também em fetichismo da mercadoria, na conversão do mercado num ente fantasmagórico que oculta as relações humanas, e nunca isso se manifestou tão intensamente quanto em nossos dias, quando lemos na imprensa barbaridades do tipo 'o mercado ficou nervoso'." (Carlos Nelson Coutinho)

segunda-feira, 23 de abril de 2012

PCdoB 90 anos - Programa 2012



"Não somos stalinistas. Tampouco, somos anti-stalinistas. Avaliamos a figura de Stalin no plano histórico. Ele esteve, juntamente com o Partido Bolchevique, à frente das grandes batalhas pela transformação radical do velho mundo capitalista. Nesses embates, a par dos méritos incontestáveis, mostrou falhas e deficiências, cometeu erros que prejudicaram a causa do proletariado." (João Amazonas; Informe Político do 8º Congresso do PCdoB)

Os comunistas do PCdoB - Partido Comunista do Brasil, falam em democracia e liberdade, mas defendem Stalin. Falam em socialismo, mas apoiaram o governo Lula e apoiam o governo Dilma, aliados da centro-direita corrupta e conservadora, e que não promoveram nenhuma política de caráter social-democrata em dez anos no poder. É possível ter respeito por um partido assim? 


O PCdoB dirige a CTB - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, e a UNE - União Nacional dos Estudantes.

O site do partido é http://www.pcdob.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário